segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Atualização Patrimônio financeiro DEZ/22 e Fechamento do ano


E mais um ano chega ao fim. Hora de rever as metas. De refletir como foi o ano nesse área.

Primeiro, vou fazer o fechamento do mês.

Tesouro Direto: R$ 14.933, 01
 Poupança: R$  5.547,14
Corretora (FIIs+Ações): R$ 12.312,88
 Criptomoedas: R$ 130,26



Total: R$ 32,923,29
 Aporte: R$ 1.000,00
 Dividendos: R$ 99,72

Exterior: $ 93,03

Feito isso, agora vamos as análises. 

APORTES:

O total aportado foi R$ 7.224,00. Uma média de R$ 630,00 por mês. 
Fechei o ano com um total de 32.923,29. Em 2021, havia fechado com R$ 24.995,91. 
 Esse mês saiu o restante do décimo e com isso pude fazer um aporte um pouco maior. 
Fiquei satisfeita com o resultado.

REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO:

Como já falei antes sou servidora pública. Tenho completa consciência que o trabalho é infinitamente melhor que a área particular. Mas, também não é o mar de rosas que rosas que todo mundo prega. Trabalho na área da saúde num cargo de nível médio/técnico. E nessa área quando lidamos com vidas, é altamente estressante. Trabalhar sem condições, ter chefes abusivos, ter colegas preguiçosos que sobrecarregam os outros, lidar com pacientes mal educados que acham que a culpa é nossa do serviço ruim, também afeta nossa saúde mental.
Esse ano, durante as férias, tive uma sensação muito ruim. Fiquei ansiosa cada vez que pensava em retornar ao trabalho. Isso me afetou demais. E por isso é tão importante esse projeto. 

NOVIDADES:

Como vocês puderam observar, ali em cima tem um novo campo: investimentos no exterior. Mês passado comentei que havia pegado um extra que vai me garantir R$ 300,00 mensais. Pois bem, resolvi que vou pegar esse dinheirinho, mais precisamente 250, e começar a botar o meu pezinho no exterior. Abri conta na corretora, juntei o extra de novembro e dezembro e troquei meus primeiros dólares. Eu tinha esse planejamento de começar a investir lá fora quando eu atingisse pelo menos meus primeiros 50k aqui no Brasil, mas a coisa aqui se deteriora tão rápido que adiantei. E também aproveitei que esse extra tá pingando.  Ainda não fiz nada, apenas converti, mas é um grande marco pra mim.


METAS PARA 2023:

Bom, eu detesto começar o ano sem metas mensais. Mas vou deixar pra avaliar isso nos primeiros meses do ano que vem, quando eu souber melhor quanto ficará o salário. Já tenho a projeção, mas prefiro esperar a consolidação. 


Por fim, boas festas e até o próximo ano!






 

Um comentário: